quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Conheça as tradições de Halloween

Fim do ano está chegando e antes do Natal, temos ainda uma data comemorativa interessante: o Dia das Bruxas!


Conheça a seguir um pouco mais sobre este dia, que pode sim ser festejado com alegria e diversão!

O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. É um evento tradicional e cultural, que ocorre especialmente nos países anglo-saxônicos do hemisfério norte, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos celtas. A origem pagã do Halloween remonta às tradições deste povo, que habitou a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C..

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o Festival Druída de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão. Este festival tinha como objetivo cultuar os mortos. De acordo com a crença, Samhain (o Senhor da Morte e Príncipe das Trevas) reunia as almas para levá-los ao céu, no dia 31 de outubro, data que marca também o término do ano céltico.

Acreditava-se que os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus parentes à procura de calor e provisões, pois o inverno aproximava-se e, junto a ele, o reinado do Príncipe das Trevas. Os Druídas invocavam forças sobrenaturais para acalmar os espíritos maus.

A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrada com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

No aspecto religioso, o Halloween é conhecido como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Inclusive a palavra Halloween tem origem na religião católica, pois trata-se de uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".
A inclusão de feiticeiras, fadas e duendes nesses rituais originou-se da crença pagã de que, na véspera do Dia de Todos os Santos, havia uma grande quantidade de espíritos de mortos que levavam avante uma oposição aos ritos da igreja de Roma, e que vinham ridicularizar a celebração de Todos os Santos, com festas e folias próprias deles mesmos.

Com o passar dos tempos, a comemoração do Halloween tornou-se alegre e divertida, sem aqueles vestígios sombrios e tenebrosos da tradição céltica, tornando-se mais conhecida na América após a emigração escocesa, em 1840. Hoje em dia, principalmente nos EUA, o Halloween é lembrado com muitas festas e alegria. Nessas festas, as pessoas usam máscaras e se vestem como fantasmas, bruxas, Conde Drácula, Frankstein, ou da maneira que achar mais engraçado ou horripilante. As crianças saem às ruas fantasiadas, batendo de porta em porta, pedindo doces e dizendo: "Trick or Treat". Quem não as atende pode ter uma desagradável surpresa, pois elas podem lhe pregar alguma peça.

Fontes:
www.velhosamigos.com.br
www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário: