quinta-feira, 8 de abril de 2010

Afinal, o que é celadon?

Fonte: www.wharehouse.com.br


São peças com vários formatos, vasos, vasilhas, objetos de uso cotidiano em porcelana cobertas de esmalte monocromático em tons de verde claro com craquelado, os minúsculos veios que se espraiam pelo esmalte.

Feitos com uma técnica milenar que remonta ao séc. IV AC, seu apogeu foi na dinastia Chinesa Song (960-1279). Na época as mais belas peças eram de uso exclusivo da côrte e muito valorizadas pois correspondem perfeitamente ao espírito da estética imperial por suas linhas nobres e apuradas e sua cor que lembra o jade acredita-se que eram destinadas também para a contemplação.

O Sultão e a rainha mãe da Turquia acreditavam que alimentos envenenados eram desmascarados por uma suposta mudança de cor da cerâmica Celadon. Os Maometanos atribuem virtudes mágicas ao Celadon.

Ao chegar a Europa pelo caminho da seda e também por mar se tornaram imediatamente uma paixão no continente. O nome Celadon foi dado pelas senhoras da corte de Luis XIII com referencia ao nome do herói do romance L´Astée (1607) De Honoré D´Urfé. Celadon era o pastor que tinha em sua roupa adornada de fitas verdes.

Desde então a técnica se espalhou e passou a ser produzida em vários países além da China, como Japão, Tailândia, Coreia e passou a ser apreciada no mundo todo pela sua beleza calma, sossegada, poética, monocromática, tão diferente da cerâmica multicolorida.

Nenhum comentário: