terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Look harmonioso e o seu biotipo

por Maria Zeli

A moda se preocupa com as diferenças de corpo das mulheres. Existem algumas configurações de corpos femininos:

- Tronco longo com pernas curtas
- Tronco curto com pernas longas
- Tronco pesado com muito busto e quadril normal
- Tronco leve com quadril maior

Analisando assim, conclui-se que é mais vantagem comprar peças avulsas para compor o seu guarda-roupa, porque é mais fácil de acertar no caimento delas em você, além de que, combinadas entre si, aumentam o número de opções de looks. Isto é uma vantagem.

É mais fácil usar uma saia ou calça com camisas, camisetas, túnicas, blazers, do que acertar em uma única peça: um vestido, a não ser que ele seja “larguinho” sem marcação de cintura ou quadril.

Se você não tem biotipo de modelo, é melhor mandar fazer um vestido sob medida para ficar com caimento perfeito.

Dicas para corpo longo e pernas curtas:

Para disfarçar as pernas curtas, além do salto (não precisa ser alto demais) você deve chamar atenção para seu colo e rosto com brincos, colares, lenços. Use decotes canoa, redondo ou quadrado. Em vestidos, o corte abaixo do busto e os recortes em linha vertical também ajudam a alongar. Em camisas ou blazers, recortes e bolsos na parte de cima vão bem. O comprimento do vestido ou saia, de preferência, curtos.

Dicas para corpo curto e pernas longas:

Pernas longas alongam a silhueta, mas é preciso disfarçar o corpo curto. Então use camisas e túnicas abaixo da cintura e, aí sim, você pode colocar um top curto ou spencer por cima dessas peças deixando o comprimento delas abaixo. As calças de cintura baixa, também favorecem o corpo curto, assim como saias e calças sem cós. Cintos caídos no quadril sem a marcação da cintura também são positivos. Os decotes abertos V ou U alongam a linha do pescoço e ajudam também alongar o corpo.

Dicas para corpo pesado com muito busto e quadril normal:

Sem dúvida os decotes V e U alongam e disfarçam o volume dos seios e aliados a listas e recortes na vertical complementam o seu look. As estampas miúdas com fundo escuro e cores neutras na parte de cima são bem-vindas. Deixe o colorido para os acessórios e evite usar grandes golas.

Dicas para corpo leve e quadril maior:

Esse é o biotipo mais comum nas brasileiras. Vamos valorizar a parte de cima com decotes, brilhos, bijuterias e disfarçar o volume do quadril com camisas, túnicas, coletes com comprimento abaixo do culote. Cores escuras na parte de baixo do seu look e calças com pernas mais afuniladas cumprem bem a tarefa de disfarçar o quadril. Cinto “jogado” no quadril sem marcação de cintura fica bem.

Toda mulher pode ser elegante e chique, mesmo que tenha alguma desvantagem em algum ponto do seu corpo. Para isso é preciso que ela se estude e descubra em qual biotipo se enquadra e coloque em prática as dicas para cada perfil. Tudo isso levando em conta o seu estilo de look, nunca deixando-o de lado!

Autora do artigo: Maria Zeli é estilista, consultora de moda e diretora da Maison Maria Zeli (www.mariazeli.com.br)

Nenhum comentário: