sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Design de ontem, estilo de hoje

por Monica Barbosa
Fonte: http://monicabarbosa.com.br/?p=2300

Durante as décadas de 50, 60 e 70, o mundo passou por transformações que refletiram no comportamento das pessoas e, consequentemente, naquilo que elas produziam. Cinema, literatura, música e, como não poderia deixar de ser, o design, ganharam novos contornos.
Até hoje, o mobiliário desta época é reconhecido por suas características ímpares e muitas peças são tratadas como verdadeiras obras de arte. Os anos 50, que correspondem a um período pós-guerra, têm no futurismo um foco muito grande por querer romper com este passado de violência – a intenção é deixar isso para trás e pensar para frente. Por isso, mesmo os objetos parados tinham que dar uma ideia de movimento, fluidez. Tudo é muito colorido, inclusive os eletrodomésticos, que tiveram um verdadeiro boom por conta do aumento da industrialização.

Nos anos 60, a produção em massa continua, mas o movimento hippie e a psicodelia também influenciam o design de móveis e objetos. Cores fortes, estampas e muitas peças feitas em plástico e acrílico dão o tom na decoração. Já nos anos 70, a fabricação de mobiliários pelas indústrias chega a seu auge, mas o desenho apresenta muita liberdade – agradar a si mesmo, e não ao outro, era mais importante. O uso do ferro e de metais cromados é bastante comum, e há uma mistura entre o que surgiu nas décadas passadas.

Atualmente, há uma tendência de incorporar peças desse período na decoração. Em São Paulo, há até lojas especializadas que vendem exclusivamente móveis e objetos autênticos destas épocas, como a Varuzza, do designer Ricardo Varuzza. Para ele, o crescente interesse neste estilo se dá justamente porque as pessoas gostam de se lembrar do passado, como numa referência a outros momentos de suas vidas. No entanto, ele mesmo atesta que não é indicado decorar uma casa inteira apenas com móveis vintage. Bacana mesmo é combinar essas peças com outras de design contemporâneo, criando ambientes agradáveis e harmônicos.

Ricardo também recomenda consultar um especialista na hora da compra para constatar a autenticidade do produto, pois há o perigo de, por engano, levar para casa uma cópia, um móvel feito agora, imitando o design de antes. Ficou curioso para ver como as peças retrô se combinam com as atuais? O Living Design te mostra! Confira:

































































































Serviço
Varuzza – móveis e objetos dos anos 50, 60 e 70
Endereço: Rua João Moura, 499, Pinheiros – São Paulo
Horário: de segunda à sexta, das 10h às 19 horas, e aos sábados, das 11h às 15 horas.
Fone: 11 3898-0458 11 3898-0458

Nenhum comentário: