sábado, 15 de agosto de 2009

A debutante e sua festa



por Maria Zeli, estilista

Tantos sonhos a serem realizados pela vida afora... Mas, aos 15 anos, o principal deles (e o mais importante) é a sua festa de aniversário!

As meninas mais românticas sonham com isso desde pequenas e os pais “espertos” até já vão reservando uma quantia mensal para essa realização que, dependendo da categoria dela, equivale ao gasto de uma festa de casamento.
Antes de tudo vem a contratação do espaço e do buffet para a realização do grande evento. Depois, decoração, foto, filmagem e aí, sim, vem o mais esperado: a escolha do figurino da festa.

Três looks fabulosos!

O primeiro vestido é o da recepção, que pode ser combinado com os trajes das 15 damas que acompanharão a debutante em seu cerimonial. A cor dele também pode combinar com a decoração, ou simplesmente ser em contraste com tudo. Depende da personalidade e gosto da debutante.

O segundo vestido é o da valsa! Com esse figurino, a debutante se transforma em princesa, com direito até a belíssima coroa e luvas, se ela assim o desejar. É um momento único na vida da menina, e essa lembrança ela vai levar consigo por toda a vida.

O branco tradicional já não é a cor favorita da debutante. Entram aí os traços da personalidade para a escolha da cor:
- Romântica: rosa, lilás claro, azul e branco.
- Resolvida (com personalidade marcante): cores vibrantes como vermelho, laranja, tons de roxo e pink.
- Descolada: preto com muitos cristais, cores normais, mas com modelos extravagantes.

É a glória!
O importante é não se apegar a modismos neste look, pois eles passam e as fotos e vídeo ficam para acompanhá-la por toda a vida. Deixe as tendências para você usar no terceiro vestido, o da balada.
Terminado o cerimonial que envolve toda a família da debutante, inclusive a romântica valsa com o pai, o padrinho e o príncipe (às vezes é até mesmo o namorado), a debutante troca de traje e parte com euforia para a balada com sua turma. Esse vestido da balada, como o nome já diz, é bem descolado, moderno, curto, cheio de brilhos, com direito a muito decote, sainha fofa e transparências.

A partir daí a festa rola solta até o amanhecer e fecha com chave de ouro esse maravilhoso e inesquecível momento.
Para que tudo saia a contento e o gasto seja muito bem aproveitado, os pais devem procurar aconselhamento com profissionais da área, aptos para traduzir o sonho em realidade.

O importante é a harmonia em tudo: da debutante com os pais e com o figurino, pois a princesa nessa noite é a rainha da festa!

Autora do artigo: Maria Zeli é estilista, consultora de moda e diretora da Maison Maria Zeli (www.mariazeli.com.br)

Nenhum comentário: